estimular o aprendizado do inglês para crianças

Pais e filhos: Como estimular o aprendizado do inglês para crianças

Você já deve ter ouvido que as crianças têm uma facilidade enorme para aprender outras línguas, não é mesmo? E isso é verdade! Estudos comprovam que realmente o cérebro infantil está pronto para absorver informações naturalmente, desde que os responsáveis pelo ensino saibam estimular o aprendizado de forma lúdica ou inserida no cotidiano.

Por isso, é fundamental que os pais que sabem a importância de dominar um segundo idioma e querem que seus filhos tenham contato com o inglês desde a primeira infância entendam como é possível estimular o aprendizado dessa língua.

Neste artigo, vamos falar sobre algumas atividades muito simples e divertidas que contribuirão para esse processo. Então, prepare-se para ter um pequeno falante de inglês dentro de casa! Com as nossas dicas, será muito mais fácil incorporar essa língua ao dia a dia da família e tornar seu domínio muito mais natural. Confira!

A importância de estimular o aprendizado do inglês para crianças

Quando um adulto ou mesmo um adolescente procura um curso de inglês, ele já têm uma boa motivação para aprender. Na maioria das vezes, o jovem recebeu uma série de informações sobre o mercado de trabalho e percebeu que, para se destacar, ele precisa dominar esse idioma.

Se a procura acontece por parte de um adulto, a motivação tende a ser ainda maior. Afinal, essa pessoa já pode estar sofrendo na pele as consequências de não dominar o segundo idioma. Ele perde espaço em processos seletivos, deixa de receber promoções, não consegue ser aprovado para fazer uma especialização fora do país, entre outras situações.

Além disso, os adolescentes e adultos têm uma série de interesses que os conectam ao inglês: muitos gostam de músicas internacionais, filmes e seriados. Quem gosta de viajar ou pretende conhecer diferentes lugares ao redor do mundo também sabe como é importante falar uma língua que é conhecida mundialmente.

Porém, as crianças ainda não têm essa perspectiva. Portanto, o que sobra em facilidade para assimilar a  nova língua, falta em motivação. Para elas, não faz o menor sentido aprender inglês. Futuro, carreira, viagens — tudo isso ainda é muito distante e abstrato para os pequenos.

Então, o que os pais podem fazer para estimular o aprendizado do inglês para crianças? A resposta é simples: inserir a nova língua no dia a dia dos pequenos e criar situações lúdicas. Por isso, no próximo tópico falaremos de atividades que vão ajudar seu filho a dominar um novo idioma.

estimular o aprendizado do inglês para crianças

Atividades para estimular o aprendizado do inglês para crianças

Para estimular o aprendizado do inglês e fazer com que as crianças gostem dessa nova língua, é essencial que as atividades tenham duas características. Em primeiro lugar, elas precisam estar inseridas no cotidiano dos pequenos. A comunicação em inglês deve se tornar natural.

O segundo ponto, que é extremamente importante, é realizar atividades lúdicas. Se a criança aprende brincando, ela passa a gostar daquele assunto. A emoção positiva contribui para fixar a informação em sua memória de longo prazo, além de despertar o interesse e a vontade de continuar aprendendo.

Por isso, selecionamos algumas atividades que podem ser feitas no dia a dia e que as crianças realmente gostam. Veja a seguir!

Músicas

Existem muitas atividades para estimular o aprendizado do inglês. Porém, a música é provavelmente a mais acessível para a maioria das crianças. Isso acontece porque, em muitos casos, elas ainda não têm um conhecimento da língua que permita acompanhar bem um programa de TV em inglês ou longas histórias contadas, por exemplo.

Portanto, músicas infantis e tradicionais em inglês são uma excelente estratégia para introdução dessa nova língua. Para começar, o ideal é escolher canções bem curtinhas, que repetem bastante um refrão ou um conjunto de palavras.

Algumas músicas são compostas justamente para ampliar o vocabulário das crianças. Uma clássica é a “Old Macdonald had a farm” (O velho Macdonald tinha uma fazenda), em que a letra apresenta cada um dos bichinhos típicos do ambiente rural.

Da mesma forma, existem outras músicas que apresentam as partes do corpo, o alfabeto, membros da família, preposições, cores, animais domésticos… A lista é longa!

Mas por que usar as musiquinhas? Bom, em primeiro lugar, porque crianças gostam de canções. E quanto menores elas são, mais querem a repetição. Então, essa é uma ótima oportunidade para adquirir vocabulário e desenvolver a compreensão auditiva.

E tenha certeza de outro ponto: quando a criança tem contato com música e rimas, ela desenvolve habilidades fonológicas muito importantes para seu aprendizado e alfabetização, mesmo em português!

Desenhos

A maior parte das crianças assiste desenhos animados. Para elas, trata-se de uma diversão. Porém, essa atividade tão simples e rotineira pode se tornar uma aliada para estimular o aprendizado do inglês ainda na infância.

Hoje em dia, com a internet, é possível ter acesso a muitos desenhos em sua língua original. Comece com aqueles que têm histórias mais curtas e diálogos simples. Eles vão amar!

Um fato que é importante você saber é que, até os 4 anos de idade, as crianças não se incomodam em assistir um desenho ou ouvir uma música em outro idioma. Isso acontece porque elas ainda não desenvolveram uma resistência a novas palavras.

Então, essa é a fase ideal para começar a colocá-las para assistir desenhos em inglês e estimular o aprendizado dessa língua!!

Curso de inglês

Mesmo que os pais não falem uma segunda língua, seus filhos podem começar a aprender o idioma desde cedo. Porém, para isso é essencial procurar um bom curso de inglês para crianças.

Ao escolher a escola, é importante observar uma série de fatores. Em primeiro lugar, o ambiente onde a criança vai estudar inglês precisa ser agradável. A sala é colorida? Tem objetos lúdicos e interessantes? As cadeiras e mesas são apropriadas para o tamanho dos pequenos? Tudo isso deve ser analisado.

Afinal, lembre-se: para estimular o aprendizado e fazer a criança gostar do inglês, esse momento tem que ser lúdico, divertido. E isso começa com um ambiente preparado de acordo com as características e necessidades dos pequenos, onde eles se sintam bem.

No entanto, o ambiente é apenas o primeiro fator. Ainda mais importante que ele é a metodologia. As aulas para essa faixa etária definitivamente não podem ser chatas e tediosas. A escola deve ter um material específico para crianças pequenas, muito bem ilustrado e principalmente lúdico.

Portanto, as aulas precisam ter esses elementos que encantam as crianças: música, vídeos, interação, jogos e brincadeiras. As atividades práticas que têm a ver com o cotidiano dos pequenos também são válidos. A escola pode promover, por exemplo, uma sessão de culinária.

Então, enquanto eles misturam os ingredientes dos cookies — mesmo que façam uma bagunça — eles aprendem os nomes de vários alimentos que as pessoas dos países de fala inglesa consomem. O mesmo raciocínio vale para um pic-nic ou qualquer outra atividade prazerosa e interessante.

Outra característica essencial para uma boa escola de inglês para crianças é a qualidade dos professores. Eles precisam ser realmente fluentes e obter uma certificação que comprove seu grau de domínio da língua e da metodologia de ensino.

Porém, além dessa qualificação técnica, é fundamental que eles sejam acolhedores. As crianças têm uma facilidade muito maior para aprender sobre qualquer assunto quando elas gostam da pessoa responsável pelo ensino. Portanto, se os professores são afetuosos, os pequenos tendem a transferir esse sentimento para sua relação com a língua.

estimular o aprendizado do inglês para crianças

Jogos

Crianças gostam de jogos. Inclusive, uma boa escola de inglês coloca em seu material didático para crianças uma série de atividades que podem — e devem — ser realizadas em família.

Alguns exemplos são os jogos de memória. Por meio deles, as crianças conseguem aprender cores, nomes de objetos, de animais, de lugares… Quando se fala em adquirir vocabulário, esse é um dos métodos mais eficientes!

Portanto, se o curso de inglês do seu filho proporciona essas atividades, entre no jogo! Reúna a família e faça com que todos participem. Dessa forma, a criança tem todos os elementos para aprender muito mais: a diversão, o envolvimento das pessoas que ela mais ama e os momentos felizes que passam juntos.

Videogames

Se o seu filho joga videogame em casa, essa também pode ser uma ferramenta muito útil para estimular o aprendizado do inglês.

Depois que a criança já aprendeu a ler, vale a pena incentivá-la a jogar novamente os games que já concluiu em português. Porém, desta vez, mude o idioma e inclua a legenda. Como ela já conhece a história, será muito mais fácil entender as palavras que aparecerão ao longo da narrativa.

Além do videogame que você tem em casa, vale a pena buscar aplicativos que ajudam a aprender inglês. Dessa forma, boa parte do tempo que as crianças passam com tablets ou celulares pode ser usada para exercitar o idioma e ampliar o vocabulário.

Não faltam opções tanto na App Store quanto na Play Store com os mais diversos formatos: jogos de memória, palavras-cruzadas, forca e muitas outras alternativas.

estimular o aprendizado do inglês para crianças

 

Livros

Não poderíamos terminar este artigo sem falar da importância dos livros. A leitura é essencial para estimular o aprendizado de qualquer língua, além de promover o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Por isso, desde muito pequenas, é interessante oferecer a elas títulos em inglês. A princípio, eles terão poucas palavras, exatamente como fazemos com as obras em português. Porém, aos poucos, eles começam a ter frases completas, diálogos e toda uma narrativa.

Diversão e rotina — essas são as principais formas de estimular o aprendizado do inglês para crianças. Por isso, embora tenhamos a certeza de que as atividades que sugerimos são extremamente eficientes, elas só terão um efeito realmente expressivo se forem realizadas com frequência.

Quer conhecer cursos de inglês para os pequenos que têm todas essas características e são oferecidos por uma instituição reconhecida por estimular o aprendizado e obter excelentes resultados? Confira as opções que a Cultura Inglesa oferece para as crianças!

Aprenda inglês

Nós já explicamos que, para as crianças, é difícil entender a importância do inglês. Por isso,  a motivação delas e a melhor forma de estimular o aprendizado é por meio da diversão.

Porém, existe outro fator que tem um poder imenso para fazer as crianças se interessarem por um assunto: o exemplo dos pais!

Por isso, se você ainda não fala inglês, começar um curso pode ser o principal estímulo que seu filho vai ter. As crianças querem ser iguais aos seus pais, imitá-las em suas ações. Portanto, essa atitude fará muita diferença.

E se você já fala inglês, também existe a possibilidade de fazer um curso mais curto, apenas para aprender o vocabulário de uma área importante para sua vida profissional, por exemplo. O interesse no aprendizado contínuo é fundamental e faz as crianças também desejarem ser cada dia melhores.

Além de todos esses fatores, aprender inglês vai permitir que sua família use o idioma dentro de casa. Todos vão evoluir no domínio da língua e conseguirão incorporar as frases que aprenderam no curso em sua rotina.

Assim, além do reforço contínuo e de todo o estímulo para memorizar o vocabulário, a criança sente que o inglês se torna presente em sua vida. E se ele faz parte de seu cotidiano, automaticamente ganha uma importância muito maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *